quinta-feira, 16 de abril de 2015

NINGUÉM APARECEU MAIOR QUE JOÃO BATISTA



“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele” (Mateus 11.11).Esse termo “ninguém apareceu maior que João Batista” tem levado muitos servos de Deus a fazer especulações, interpretações falaciosas e até heresias. A presente passagem é possivelmente um reconhecimento de Jesus a obra ou missão que João Batista desenvolveu. Porém, antes de prosseguirmos vejamos quem era João Batista segundo a Bíblia: foi abnegado (Mt 3.4); Valente (Mt 3.7; 14.4); Obediente (Mt 3.15); Pregador poderoso (Mc 1.5); Humilde (Mc 1.7; Jo 1.19-23); Santo (Mc 6.20);  Muito zeloso (Jo 5.35); Honrado por Cristo (Mt 11.11; Lc 7.24-27); Precursor de Cristo ( Ml 3.1; Mt 11.10; Lc 1.17,76). É Importante enfatizar que João Batista não fez milagres (Jo 10.41), e Sofreu martírio (Mt 14.10). Shedd comenta que Jesus dá testemunho de João, pois quando os discípulos de João se retiraram, descreveu a sua pessoa, a sua missão e a obra de João Batista, enfatizando ser o maior entre todos os mortais, e enfoca as características de suas vestes e um ministério profético nos moldes de Malaquias 3.1 que está escrito assim: “Eis que eu envio o meu mensageiro que prepara o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos”. Possivelmente, o fim de uma época, tendo em vista, as seguintes palavras de Jesus: “Porque todos os profetas e lei profetizaram até João” (Mt 11.13). Há também referencia em Lucas 16.16 "A Lei e os Profetas duraram até João”; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo nós devemos emprega força para entrar nele. Pode-se dizer que João Batista tinha chegado ao ponto culminante dos profetas, pois Jesus, o Alvo das profecias, estava perante seus olhos. É possível que o termo: “entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista” é um reconhecimento de Jesus a pessoa de João Batista, alguns compreendem como uma transição da lei para uma graça mais abrangente, ou seja, maior visibilidade da chegada do ministério de Jesus. Não entendemos que Jesus tinha uma intenção de desvalorizar as pessoas ou qualquer dos profetas até porque humanamente Jesus também era um nascido de mulher, é claro pela obra e graça do Espírito. Portanto, Jesus é superior a João, pois o próprio João Batista o reconheceu e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29,36) ele chegou a mencionar que não era digno de carregar os seus sapatos (Mt 3.11). É fato que nenhuma pessoa cumpriu tão bem a missão que recebeu do Senhor com fez João Batista. Tendo em vista que João Batista convocou o povo de Israel ao arrependimento, a confissão de pecados e retorno a Deus e aos seus mandamentos. Vemos nas palavras de Jesus que todos que participam do Reino de Deus receberão uma herança espiritual maior do que a de João Batista, porque pela fé reconheceram a Cristo e a sua maravilhosa obra na Cruz. Talvez aí a expressão: “o menor no reino dos céus é maior do que ele”. Portanto, qualquer crente seria maior do que João, pois veria a culminação de Cristo, participando nos seus benefícios.
                         Que Deus Abençoe a todos em Cristo!
Josué de Asevedo Soares.

Um comentário: