segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lição 03 - 17 de Janeiro de 2010 Cuidado com a opressão do inimigo

 




Texto Áureo

 "E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fize­ram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas, e as fortificações". Jz 6.2

 

Verdade Aplicada

 

Se permanecermos fiéis ao Senhor, venceremos a opressão do inimigo.

 

Objetivos da Lição

 

      Destacar a importância de obedecer ao Senhor;

      Alertar sobre os ataques do inimigo;

      Expor a verdadeira intenção de Satanás.

 

Textos de Referência

 

Jz 6.1 Porém os filhos de Is­rael fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o Se­nhor os deu na mão dos midi­anitas por sete anos.

Jz 6.3 Porque sucedia que, se­meando Israel, subiam os mi­dianitas e os amalequitas; e também os do Oriente contra ele subiam.

Jz 6.4 E punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chega­rem a Gaza: e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem ju­mentos.

 


"Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas, e as fortificações" Jz 6.1,2.

 

AO MEDITARMOS SOBRE estes versículos, vemos como e porque Israel foi levado à opressão e à decadência por seu inimigo. Eles deixaram os mandamentos do Senhor, isto é, fizeram o que era mau. Temos visto em nossos dias uma teologia pregada com muitas facilidades, demonstrando que Deus deve ser apenas bom e abençoador; é claro que este é o desejo de Deus para com o Seu povo. Mas estão esquecendo da justiça de Deus, que nos leva à correção, ao ensinamento, à maturidade espiritual, à reconciliação, a comunhão e acima de tudo, ao senso do dever e da obediência a Ele. A Bíblia Sagrada diz: 'Agora, pois, ó Israel, que é o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a sua alma"(Dt 10.12). Ainda em Deuterônomio 11.1 "Amarás, pois ao Senhor teu Deus, e guardarás a sua observância, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias". Israel negou a observância da lei do Senhor e por isso esteve sob a permissão de Deus de ser dominado pelo inimigo. Infelizmente, quando não damos ouvidos às ordens do Senhor, passamos a ouvir outros conselhos e rejeitamos a verdade revelada, a situação vai de mal a pior. Mas graças a Deus por Ele ser misericordioso e está sempre pronto a nos perdoar e estender a Sua mão para nos ajudar. No entanto, precisamos ter o desejo de aprender e receber a Palavra "VAI E NÁO PEQUES MAIS". Tenho observado o quanto a Igreja Evangélica tem crescido, mas tem passado diante dos nossos olhos o crescimento também de crentes nominais, que não têm compromisso com a Palavra de Deus, e isso tem gerado conflito e opressão do inimigo em muitos na Igreja.

 

OS DOMÍNIOS DOS MIDIANITAS SOBRE ISRAEL

 

"Porque sucedia que, semeando Israel, subiram os midíanitas e os amalequitas; e também os do oriente contra ele subiam; e punhanse contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chegaram a Gaza e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois nem jumentos" (Jz 6.3,4).

 

Os midianitas era um povo bárbaro que, pelo menos no texto, se demonstra dominador, tirano e aproveitador. Essas características são bem semelhantes às de satanás, que é comparado ao ladrão, que vem senão matar, roubar e destruir (Jo 10.10).

 

Quando analisamos essa passagem do capítulo 6.3,4 percebemos que o povo de Israel semeava, cuidava do seu rebanho, isto é, tinha todo um trabalho de preparar a terra, alimentava as ovelhas, bois e jumentos, se esforçava dentro das suas limitações, mas não colhia os frutos do seu trabalho. O inimigo das nossas almas tem a mesma coragem de fazer isso com muita gente, que tem se esforçado, tem lutado, mas não pode aproveitar os bens da sua labuta e tem sido obrigado a viver uma vida em covas às escondidas. Não foi isso que aconteceu com Israel o povo plantava, mas vivia em covas com medo do inimigo, não vivia, estava apenas tentando sobreviver, tinha perdido o entusiasmo, não tinha, mais estratégia para lutar e estava verdadeiramente oprimido. Fico a pensar que muitos não dormiam direito; outros só sabiam chorar e sentiam vazio na alma; outros sentiam remorso por terem pecado contra Deus. Graças a Deus, creio que alguém sabia orar, falando com o Senhor para mudar o quadro daquela calamidade, pois estava verdadeiramente arrependido.

 

O diabo tem feito muitos viverem uma vida medíocre na fé, uma vida cristã sem experiências com Deus, uma vida sem qualquer perspectiva espiritual. Mas creio que é tempo de mudar, e para melhor, pois o seu inimigo não deve prevalecer contra sua vida, e sim você prevalecer contra ele com oração, jejum, leitura bíblica, fé em Deus, com uma vida santificada e com confiança no Senhor.

 

É bem verdade que os midianitas e amalequitas prevaleciam sobre Israel porque encontram uma brecha. O inimigo é oportunista. Ele tenta prevalecer nas áreas fracas da nossa vida, se vê que ali tem lugar. Ele quer entrar, não importa o tamanho da brecha, de qualquer maneira (Efésios 4.27; 6.11). Israel deu lugar ao inimigo quando fez o que parecia mal ao Senhor, e o Senhor os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. Como é triste vermos alguém que foi de Deus endurecer o seu coração por causa do pecado e a sua vida passar a ser enclausurada por medo, discórdia, vazio, prazeres que ofendem a Palavra de Deus. Em Romanos 1.18-26, o apóstolo Paulo comenta da carnalidade e depravação humanas que têm feito do homem uma criatura pervertida e vazia, devido à natureza pecaminosa, e preso ao materialismo e ao racionalismo, encontra-se mais longe de Deus.

 

O inimigo só prevaleceu contra Israel devido o seu pecado de desobediência contra Deus; não é assim, muitas vezes, conosco, que perdemos as forças e até mesmo a razão? Se porventura você tem sido dominado por alguma situação ou até mesmo por algum pecado, há alguma coisa que precisa mudar e se arrepender para que Deus venha agir lhe devolvendo a bênção que foi perdida; você precisa tomar uma atitude que agrade ao Senhor e seu inimigo será afugentado e a graça de Deus dominará totalmente a sua vida. Há um texto bíblico maravilhoso, que diz: "Humilhai-vos, pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar"(2 Pe 5.6-8).

 

Meu prezado leitor resista ao diabo e ás tentações e eles fugirão de vós (Tg 4.7).

 

AS COVAS QUE ESTÃO NOS MONTES, E AS CAVERNAS E AS FORTIFICAÇÕES

 

Quando perdemos o entendimento do Espírito de Deus, criamos uma interpretação de bênção ou livramento que nos parece melhor e que, até por algum momento, convence algumas pessoas. Porém, quando Deus trata conosco revelando a sua verdade, percebemos que estamos falseando aquilo que realmente Ele quer falar. Quando os filhos de Israel se esconderam dos midianitas dentro de covas, que ficavam nas montanhas, poderíamos dizer que Deus estava dando o escape. Eles estavam escondidos no monte de Deus e nos pareceria algo razoável, enquanto na realidade eles estavam buscando elementos circunstanciais e sofrendo em conseqüência do pecado que cometeram. Eles estavam se escondendo do inimigo, estavam amedrontados e sem liderança expressiva. Em outras palavras, podemos afirmar que as covas no monte são a representação de meias verdades, por serem eles pessoas de atitudes duvidosas. O povo de Israel se escondeu nas covas não como ato voluntário, mas como uma obrigação; Deus não nos quer obrigados e deseja que sejamos voluntários. A Bíblia diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade, isto é, liberdade para Ele operar e agir livremente.

 

As cavernas e as fortificações são outros elementos que dão idéia de proteção e uma sensação de bem estar, mas nessa situação têm uma conotação negativa; corremos para as cavernas e criarmos nossa fortificação. Isso não significa que estejamos na fortificação de Deus. Não há glória em ver o inimigo fazer o que quer e depois não poder andar livremente. Não há prazer em ficar em fortificação e observar o inimigo levando o que é nosso, destruindo a nossa terra e comendo a nossa comida. Mas compreendo que quando estamos na fortaleza de Deus, o inimigo não leva o que é nosso porque o que nos pertence é do Senhor e Ele peleja e garante a vitória. Isso nos faz lembrar quando os filisteus tomaram a arca de Deus e a colocaram no templo de Dagom. Mas, o Senhor não se deixou escarnecer. O povo de Israel havia perdido a batalha, mas o Senhor, nosso Deus, ganhou a guerra. A arca retornou, pois Deus feriu os filisteus e cumpriu a finalidade, ficando na casa de Obede Edom e abençoando a sua casa (1 Sm 4.1-22;5.1-12;6.1-21). Fiquemos, portanto na fortificação que Deus faz para nós, não criemos para nós covas, cavernas ou fortificações que apenas dão uma sensação aparente de segurança, mas façamos como o salmista: "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre'' (Sl 121).

 

E bom lembrar que, às vezes, criamos covas, cavernas e fortificações assim como Israel. Eles FIZERAM as covas, PROCURARAM as cavernas e LEVANTARAM fortificações porque não se arrependeram dos pecados e não fizeram logo o concerto com Deus; como os muitos pensamentos sem direção do Senhor têm a tendência de FAZER, PROCURAR e LEVANTAR soluções pessoais e até transferirem para Deus, como se estivessem dando glória a Ele. Infelizmente, não admitem que cometeram erros. Precisamos entrar no caminho da obediência e deixar que a voz do Espírito Santo fale dentro do nosso coração, provocando uma mudança incondicional para a glória do nome santo e puro do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

O INIMIGO QUER ATERRORIZAR

 

"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos'' (Pv 16.3).

 

As Escrituras Sagradas deixam claro que a intenção de satanás é intimidar o povo de Deus para impedir que este avance e conquiste as bênçãos que glorificarão o seu Santo Nome. Na história de Gideão, o inimigo tentou aterrorizar minando a lavoura, o rebanho e todo o mantimento, mas Deus era com ele e o inimigo não prevaleceu. A Bíblia registra em 2 Reis 18.1-37 a história de Senaqueríbe, que tentou intimidar o rei Ezequias e o povo judeu com seguintes expressões: "Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria? Que é feito dos deuses de Harmate e de Arpade? Que é feito dos deuses de SafarvaimHema e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão? Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, os que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?'' (2 Rs 18.33-35). Mas o rei da Assíria não conhecia o Deus vivo e verdadeiro que livra e abençoa os que a Ele pertencem. Logo após, vemos no texto seguinte que Ezequias ora na casa do Senhor, e o profeta Isaías conforta o seu coração e Deus realiza um grande livramento, ferindo o exército assírio (2 Rs 19.35-37). O valor dessa Palavra é de nos animar e fortalecer para não deixarmos o mal nos intimidar em meio às lutas, mas permanecermos firmes em Cristo, olhando fixamente para as Suas Palavras. A Bíblia diz: "Se te mostrares frouxo no dia da angustia, a tua força será pequena'' (Pv 24.10). O crente deve ser perseverante, cheio de fé, de alegria, e confiar somente no Senhor.

 

A Bíblia diz: "O ladrão não vem senão a roubar matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (Jo 10.10), ou seja, o inimigo vem trazer o mal, porém o Senhor Jesus trouxe a bênção. Em contraste com o ladrão que tira vida, Jesus a dá. A vida que Ele dá é abundantemente rica e completa. É eterna, embora comece imediatamente após a pessoa recebê-lo como Salvador e Senhor. A vida em Cristo é vivida em um plano superior por causa de seu perdão, de seu amor, e de sua orientação abundantes. Você já aceitou a vida que Cristo oferece? Infelizmente, o inimigo tem aterrorizado pessoas com depressão, fraqueza na carne, comodismo, medo, e aqueles que estão longe de Jesus estão à mercê do inimigo; mas acredite, é tempo de mudar essa situação! Deixe a mão poderosa de Deus te tocar, basta que você permita que a voz doce e bendita do Espírito Santo fale em seu coração.

 

A OPRESSÃO ACABA QUANDO CLAMAMOS

 

"Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor " (Jz 6.6).

 

A intenção do inimigo é envergonhar, escravizar e empobrecer Israel, e não exterminar. Para que exterminar se ele pode dominar totalmente e tem condições de explorar o mais fraco, para que este possa servi-lo? O inimigo só quer exterminar aquilo que não tem condições alguma de ser aproveitado, mas seu objetivo principal é poder jogar com as vidas que estão sob sua posse, fazendo delas o que ele quiser. Mas quando tomamos uma posição diante do Senhor, o dominador passa ser dominado, o forte passa ser o fraco e fraco passa ser o forte; isso quem faz é o Senhor, quando nos submetemos a uma vida de oração e santidade ao Senhor. No texto seguinte, vemos como Deus envia um profeta para mostrar a realidade ao povo e não deixá-lo enganado, mas orientar e revelar o mal que fez deixando de ouvir a Sua voz. Não poucas vezes temos visto muitos destruindo famílias e Igrejas porque deixaram de ouvir a voz de Deus para ouvir a teologia racional, as revelações da carne, pregadores descompromissados com a verdade que apenas querem receber pastores que, como verdadeiros lobos, utilizam a lã e comem também a carne de suas ovelhas. Mas creio que se o povo de Deus começar a clamar ao Senhor, Ele levantará Gideões com os seus valentes, para livrar o Seu povo e fazê-los verdadeiros vencedores em Cristo.

 

Os midianitas só apareciam para destruir, tinham por natureza não produzir, mas viver das facilidades, eram oportunistas e preguiçosos para o bom trabalho, porém para o mal estavam sempre com disposição; a ociosidade leva as pessoas a fazerem o que não devem e aceitarem o errado como se fosse o certo, e depois do mal cometido ainda querem justificar os erros.

 

Fico pensando como o povo de Israel vivia e como um chefe de família criava os seus filhos, como aquela sociedade estava destruída, isto é, os seus valores, sua educação, o senso moral, e porque não dizer, até as sua crenças eram vazias. Vale a pena lembrar que o povo de Israel estava desviado e vivia numa apostasia sem limites. Deus permitiu tal situação para um despertamento e arrependimento do pecado.

 

A opressão, ás vezes, vem em nossas vidas porque as entregamos para o inimigo das nossas almas, mas quando clamamos em oração, há mudança no mundo espiritual, ou seja, o próprio Senhor toma a responsabilidade de cuidar de nós e secar as nossas lágrimas, mesmo que pensemos que não existe esperança. A Bíblia diz: "Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta.'' ( 14.7-9).

 

A oração é o meio que Deus criou para termos acesso a Ele em comunhão, para vencermos este mundo e compreendermos a Sua vontade.

 

Alguém, certa vez, disse: "O tempo deve ser subtraído de outra atividade, às vezes importante, ou urgente. Contudo, não tão importante nem tão urgente quanto a oração".

 

E. M. Bourds disse: "Nenhum homem é maior que sua vida de oração ". Portanto, se você almeja que o Senhor escute o seu clamor, continue orando, falando com Ele, e a bênção não tardará, pois o Espírito Santo agirá e você será convencido de modo sem igual e maravilhoso e toda a opressão do maligno desaparecerá. Glória a Deus!

 

Bibliografia J. A. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário