segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lição 11 - 14 de Março de 2010 Buscando o arrependimento

 Texto Áureo

 "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". Lc 15.7

 

Verdade Aplicada

 

O arrependimento é o primei­ro passo da jornada do pecador ao voltar para Deus.

 

Objetivos da Lição

 

      Definir o arrependimento de acordo com a Palavra de Deus;

      Esclarecer as diferenças bá­sicas entre o arrependimento e a regeneração;

      Conhecer a necessidade de cada dia nos arrependermos para que o Espírito Santo ope­re em nossas vidas.

 

Textos de Referência

 

Mt 4.16      O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.

Mt 4.17      Desde então come­çou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é che­gado o reino dos céus.

Mt 11. 21   Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fos­sem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e com cinza.

 Introdução  

 O arrependimento, de acordo com os ensinamentos do Novo testamento, está intimamente ligado à chegada do reino dos Céus (Mt 3.2). Este foi o principal tópico da pregação de João Batista continua sendo a condição indispensável para homem tomar posse dos bens materiais. Arrependimento é o ato pessoal e consciente de contrição que permite à criatura humana mudar os seus atos pecaminosos, através de uma orientação direta e interior do Espírito Santo. No temário estudado nesse trimestre vemos o povo de Israel, no período dos juizes arrependendo-se e voltando-se para o Senhor. Nesta lição, portanto, vamos esclarecer aos alunos que o arrependimento prescrito pela Escrituras não é simples remorso, mas um pesar sincero que leva a deixar as más obras e a abraçar a verdade do Evangelho. 

1 A DOUTRINA DO ARREPENDIMENTO

             Disse o saudoso servo de Deus e Pr. João de Oliveira: “O arrependimento é evidentemente uma das doutrinas rudimentares do cristianismo, cujos fundamentos devem ser lançados e deixados por aqueles que caminham em busca da perfeição” (Hb 6.1). Rudimentos é aquilo que está ligado ao começo. Logo, quem ficar sempre no rudimento, nesse caso, jamais alcançará a estatura de varão perfeito. Tenhamos em mente alguém que cotidianamente confesse o mesmo pecado cometido. Isso mostra que tal pessoa permanece cometendo pecado e não poderá, assim, desenvolver sua espiritualidade (1 Jo 3.6,9).

 a) O pecado por ignorância – Como bem sabemos que ignorar é desconhecer. Pecar por ignorância e desconhecer a realidade bíblica ou cometer pecado, crendo fazer o bem. O exemplo disso com os ouvintes de Pedro no templo (At 3.7). Tais pessoas mataram o filho de Deus (At 3.15), por ignorar que Ele era o Cristo, o príncipe da vida.

 b) A necessidade do arrependimento – Em Rm 3.23 fala que todos pecaram e carecem da glória de Deus. A Bíblia Sagrada ensina com clareza que a humanidade necessita ser salva pelo sacrifício de Jesus Cristo (At 4.12; Rm 5.8).

 c) Uma vida em arrependimento – A principal razão do arrependimento é o livramento da culpa. Após a remissão da culpa, o pecador passa por uma operação, ou seja, a regeneração que passa ser uma nova criatura (2 Co 5.17). Jesus Certa vez disse a Nicodemos: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3).

O teólogo Bancroft dá-nos uma explicação a respeito do significado da palavra arrependimento: “A palavra traduzida por arrependimento significa mudança de pensamento, de propósito, ou seja, de pontos de vista referentes à matéria; significa possuir outra atitude, mental a respeito de nossos pontos de vista e atitudes”. Pedro exortou aos judeus a mudarem de pensamento e de pontos de vista a respeito de Cristo, e a expressarem essa mudança recebendo o batismo (At 2.36-40).

                     2 ADMOESTANDO AO ARREPENDIMENTO

            Certamente a mais obvia característica dos membros da Igreja do Senhor Jesus reside no fato de tratar-se de pessoas que experimentaram, todas elas, a bênção do arrependimento. Longe de ser apenas uma opção, o arrependimento é primordial ponto de partida na caminhada da fé verdadeiramente genuína.

 

a) O arrependimento no Antigo Testamento – Como podemos presencia no livro de juizes ou em todo Antigo Testamento, inúmeras mensagens de admoestação ao povo de Deus. A situação de degradação moral e espiritual a que chegou o ser humano tem provocado desde sempre um clamor diante do Senhor. Mas Deus em sua justiça e integridade, poderia simplesmente julgar, punir e destruir o homem pecador. Ao invés disso o Pai Amoroso e bom usa de misericórdia, e exorta ao arrependimento.  

 

b) O arrependimento no Novo Testamento – No Novo testamento o arrependimento é manifestado fortemente com a presença da graça oferecida por Jesus Cristo. Vemos ainda alguns versículos que deixa às claras essa afirmação: A mensagem de João Batista (Mt 3.2); A mensagem de Jesus (Mc 1.5); A mensagem de Pedro (At 3.9) e a mensagem de Paulo (At 17.30). 

Escreve Pendleton: “A palavra da qual arrependimento é a tradução tem, no Novo Testamento, como sentido primário, “reflexão posterior”. É fácil compreender como o sentido secundário, mudança de pensamentos. É importante entender que o sentido secundário segui-se à significação primária, pois, em todas as épocas, a reflexão posterior tem descoberto razões para mudança de pensamentos”.

c) A prática do arrependimento – Arrepender-se é mudar, mudar mesmo! A maneira de pensar e agir. Usando a linguagem militar, o arrependimento é fazer meia-volta e passar a marchar em sentido oposto do mundo. Judas teve remorso e suicidou-se (Mt 27.5).  O arrependimento tê-lo-ia levado aos pés de Jesus em busca do verdadeiro perdão (Pv 28.13). Temos que nos arrepender das más obras, arrepender-se para sermos salvos e arrepender de todo orgulho.

                 3 ELEMENTOS LIGADOS AO ARREPENDIMENTO

            O genuíno arrependimento nunca ocorrerá sozinho. Qualquer forma de arrependimento que não se aplica aos elementos espirituais que o acompanhe é incapaz de produzir a verdadeira conversão. Quais são esses elementos?

 a) A confissão e as lágrimas – O arrependimento silencioso não é bíblico. É preciso confessar a culpa. O exemplo disso é o publicano que declarou com o coração aberto o seu pecado, desceu justificado (Lc 18.13,14). O rei Davi confessou o seu pecado e alcançou o perdão (2 Sm 12.13, Sl 51). Quanto as lagrimas sabemos que não salvam, mas exercem uma grande influência no mundo espiritual (Mt 26.75).

 b) A oração e consagração A oração é importante. É natural que o arrependido busque ao Senhor e assim voltará a viver para Deus. Veja-se o exemplo do ladrão arrependido (Lc 23.42). Quanto a vida consagrada isso agrada ao Senhor, devemos ser santo porque o nosso Deus é Santo(1Pe 1.2)

 c) Fé e conversão – O arrependimento de qualquer criatura é aceito por Deus a partir do momento em que pulsaram no coração os acordes da fé. A operação do Espírito Santo impulsionando o pecador a arrepender-se à experiência plena da salvação, tem como ponto culminante o ato de conversão. O arrependimento e a conversão são atitudes a serem tomadas pelo homem. O Senhor não pode fazê-lo, em lugar de quem quer seja. A Admoestação para conversão está em toda a Bíblia Sagrada (Pv 1.23; Is 55.7; Jr 18.11; Ez 14.6; Os 12.6; Zc 1.4; At 14.15).

Dentre os elementos mencionados não podemos esquecer da contrição, isto é, um sentimento profundo de culpa. A tendência do homem é a autojustificação, que na verdade é o ato de se desculpar e lançar sobre outra pessoa a culpa. É típico caso de Adão, que culpou a companheira; e Eva jogou a culpa na serpente. Mas nenhum deles disseram: “eu pequei e preciso ser perdoado”.

                      4 RESULTADOS DO ARREPENDIMENTO

           A Santa Palavra de Deus aconselha e nos adverte que aqueles que não se arrependerem, irão perecer (Lc 13.5). Devido a isso, a doutrina do arrependimento deve ser ensinada constantemente, enfatizando os seus resultados benéficos aos que assim praticarem.

 a) Abandono do pecado – Um dos primeiros resultados do arrependimento é a vontade que o arrependido experimenta de afastar-se completamente do pecado (hb 12.2). É importante ratificar que o arrependimento é a vontade de viver uma vida nova de pureza e santidade (Hb 12.14).

 b) Perdão e salvação – Como já comentamos, Deus está sempre pronto a perdoar o pecador arrependido e por isso os homens devem perdoar-se mutuamente, sempre que haja arrependimento (Lc 17.3,4). O caminho da salvação tem que passar pela jornada do arrependimento. Isso mostra que os que se arrependeram de verdade estarão isentos do julgamento final (Jo 5.24; At 17.30,31).

 c) Nova vida e alegria – O arrependimento abre as portas de uma nova vida, momento em que se cumpre a mensagem de Paulo (1 Co 5.17). É bom salientar que existe alegria no coração do pecador arrependido, alegria que envolve a igreja que testemunha a decisão do pecador arrependido, especialmente no céu, diante dos anjos de Deus (Lc 15.7,10, 32). A igreja deve a qualquer preço deve proclamar a doutrina do arrependimento. O arrependimento é a estratégia do Senhor, através do qual acontecerão grandes mudanças morais e espirituais no meio do povo de Deus.

O renomado teólogo Bancroft é enfático em declarar: “O arrependimento não é algo que o homem possa originar dentro de si mesmo, ou possa produzir por i mesmo. É dom divino, resultado da graciosa operação de Deus na alma do homem, devido a qual ele se dispõe a essa mudança; Deus é quem lhe concede o arrependimento”.

Conclusão: Uma igreja que não proclama o arrependimento sofrerá espiritualmente, entrará no caminho da mornidão, da frieza e do fracasso e não poderá receber a glória de Deus; pois o Senhor não se revela ao povo que não se arrepende (2 Cr 7.14).

J. A. Soares.


2 comentários: