segunda-feira, 17 de abril de 2023

DEUS É O GUARDA FIEL DO SEU POVO

 

Texto base: Salmos 121.1-8

A expressão: “elevo os meus olhos para os montes” é a frase que inicia o Salmo 121 nas Escrituras. Este salmo era um cântico de romagem entoado pelos peregrinos no caminho para as grandes atividades festivas em Jerusalém. Há diferentes possibilidades de interpretação do significado dessa declaração, mas todas elas apontam para o poder e o cuidado providencial de Deus. Portanto, todo o salmo ocupa com a proteção divina e todo salmo é uma resposta a indagação do versículo primeiro. Mas, vajamos algumas interpretações a esta pergunta:

1-     O salmista estava se referindo à região montanhosa de Judá onde o Templo estava edificado sobre o Monte Sião. O monte de Deus onde a Arca da Aliança estava como representação máxima da presença do Senhor.

2-     Outros interpretam que o salmista está proclamando que sua confiança estava unicamente em Deus, e não na imponência e segurança dos montes. Pois, naquele tempo haviam aqueles que adoravam falsos deuses em altares e santuários que ficavam no alto dos montes (cf. 2 Reis 16:4; 13:27; 17:2; Oséias 4:11-13). Nesse sentido, declaração do salmista em tom de questionamento pode implicar numa reprovação da idolatria e um testemunho da inutilidade dos ídolos.

3-     Mas, há aquele que entendem que o povo fiel a Deus olhava acima dos montes, para o grande Deus que havia criado todas as coisas, e não para os deuses dos montes.

I – O salmo 121 mostra as atitudes humanas:

·       Atitude de olhar para cima – elevo os olhos ...

·       Atitude de Buscar ou perguntar – De onde virá o socorro.

·       Reconhecimento – O meu socorro vem do Senhor.

II – Atitude divina no Salmo 121.

·       O socorro é Divino. (121.2)

·       Não deixará vacilar o teu pé (121.3)

·       Deus guarda (121.3b)

·       Deus não tosqueneja (121.3b; 4a).

·       Deus não dorme (121.4b).

·       Deus é a tua sobre à tua direita (121.5)

·       Deus é em todo tempo (121.6)

·       Deus livra de todo mal (121.7).

·       Deus guarda sempre início e o fim (121.8).

Conclusão: Podemos aprender sobre Deus: 1) Deus não se intimida; 2) Deus não se distrai e 3) Deus não se acovarda. Aleluia! A Deus toda Glória.

                                      Fraternalmente em Cristo,

                                       Josué de Asevedo Soares.  

2 comentários: